15 fevereiro 2010

Carnaval - Tempo de Desenhar


Casa das Rosas
Desenho feito em 13.02 - sábado de Carnaval.
Fiquei admirado com a beleza da casa e o jardim em estilo francês. Que manhã de sábado agradável para se passar! Em um canto sombreado do jardim, sentado em uma cadeira (quantas vezes desenhamos em pé ou sentados no chão?) e um tema espetacular à frente...Certamente o desenho mostra toda a exitação do meu pensamento na hora desenhar: começo em um ritmo, super detalhado e sempre tenho que mudar a velocidade, acelerando para não ter que voltar no dia seguinte...
Dessa vez abusei dos marcadores. Material muito versátil para esse tipo de desenho urbano.
Um pouco de história: a casa foi projetada por Ramos de Azevedo em 1928 e finalizada em 1935, seis anos após sua morte. Foi felizmente tombada pelo patrimônio histórico em 1985 e assim preservada durante a construção da torre comercial no fundo do lote. Hoje abriga o Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura.

Hospital Santa Catarina
Desenho feito em 14.02 - Domingo de Carnaval.
80% dos brasileiros dormiam se recuperando da noitada de carnaval eu e o meu amigo Tiago Pimentel estavámos na avenida Paulista novamente para exercitar o desenho e registrar mais um singular local de São Paulo - o Hospital Santa Catarina (fundado em 1906), em seu estilo neogótico contrastando com a fachada de vidro e as imensas marquises em concreto armado das construçoes novas do hospital. Esse edificio abriga a capela do hospital, e tem uma arcada com afrescos que esconde um pequeno pátio nos fundos. Os altos ciprestes dão charme para a cena, na minha opinião.
Neste desenho tentei uma técnica diferente: marcador direto no papel, sem nanquim. Comecei com umas linhas básicas em french gray 20% e fui adicionando peso às cores aos poucos. Gostei do resultado, mas acho que talvez o desenho fique um pouco sóbrio demais.
Olha o que tive que ouvir enquanto desenhavámos:
"Ô mano, dá uns 50 centavos ai pra mim? Não? Então me dá uma caneta dessa de lembrança ai?"
Apesar da avenida ser relativamente tranquila tem muitos caras sinistros, muito loucos andando por ali...em meio aos paulistas, paulistanos, alemães, americanos e espanhóis...

5 comentários:

  1. Caramba cara, gostei muito dos seus desenhos, as cenas urbanas são muito massas, claro que gostei pq sou estudante de arquitetura também e de gosto de croquis e ilustrações com aquarela ahaha. No início achei que eram todos de aquarela por causa do efeito parecido mas vi que eram maracadores. Que marca você usa? e eles ficam com essa trasnparêcia mesmo, como o aquarela?

    ResponderExcluir
  2. Valeu Henrique!
    É, os marcadores são muito legais para desenhar na rua...são muito práticos, e eles tem um certa transparencia sim, mas não como a aquarela. Eles dão um aspecto mais pesado para o desenho, mas são bem versáteis.
    Qto aos marcadores, dá uma olhada no post que fiz sobre eles. Tem tudo o que eu uso lá...
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. E tinha coisa melhor para fazer no carnaval? São paulo vazia, sem trânsito, na mais santa paz e com um sol lindo! Tb ficaria na dúvida se não adesivaria esse!

    ResponderExcluir
  4. Lindo desenho da Casa das Rosas... trabalho na equipe que faz o material gráfico da Casa, gostaria de saber se pode nos ceder para usarmos em nosso material, claro que colocaremos os devidos créditos e fonte.
    qualquer coisa entre em contato, por favor.
    Obrigada.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Ola Lua,
    Podemos conversar sim sobre a imagem ser usada em algum material da Casa das Rosas...eu adoraria.
    me mande um email:
    edu.barboza@terra.com.br para falarmos sobre mais detalhes.
    Valeu!

    ResponderExcluir