19 abril 2010

Casa Modernista - Automóvel, nem tanto.

Na última sexta-feira fui à exposição da Casa Modernista da Rua Itápolis, conhecer a casa e quem sabe fazer algum sketch.
Essa casa foi projetada pelo arquiteto Gregori Warchavchik e concluída em 1930, causando grande espanto em uma sociedade acostumada com a estética neoclassicista de Ramos de Azevedo. Na ocasião, o arquiteto promoveu uma semana de visitação à nova casa, e por ali passaram importantes nomes do Movimento Moderno Brasileiro. Diz-se que a casa foi visitada por Le Corbusier, durante sua construção.
Logo que cheguei, dei uma boa espiada no carro ali parado. Fiquei andando pela casa, olhando alguns desenhos arquitetônicos antigos expostos nas paredes, e pensando: "vou ter que desenhar esse carro, cara"...
E desenhei. Fiz um em pé, mas não satisfeito sentei no chão e comecei de novo. Sabe, ainda fico meio tenso, meio constrangido nessa situações (quando estou sozinho), mas a sensação logo passa. Os seguranças da exposição foram simpáticos e não me podaram. Mas exigiram que eu desse uma cópia do desenho. "Opa, tem que xerox aí?"


2 comentários:

  1. Uma cópia sem problemas e quem sabe eles não se interessem pelo original, que tem um bom valor estimado? rs...

    ResponderExcluir
  2. Oi Amanda...
    Sabe o que eu fiz? Mandei este desenho para o Carlos Eduardo Warchavchik, que é neto do Warchavchik, autor do projeto da casa e ex-dono do carro. Ele respondeu o email, dizendo que gostou bastante. Legal né?

    ResponderExcluir