23 dezembro 2012

Desenho tonal no Sesc Pompéia

Recentemente fui ao Sesc Pompéia para realizar alguns estudos a lápis. Tal tarefa é um tanto restritiva, pois o Sesc tem muitas cores e texturas, ótimas para serem exploradas com marcadores ou aquarela.
Escolhi um canto novo para mim, pois já fui ao Sesc algumas vezes desenhar. Achei esse dois pedestais de concreto, que sustentam duas máquinas de ar condicionado, ao que parece.
Eu adoro o ar industrial da arquitetura de Lina Bo Bardi. Alias, este é para mim, um dos melhores projetos arquitetônicos de São Paulo.
O mais interessante é ver o movimento dos 'banhistas urbanos', que povoam o deck sobre o córrego, ardendo sob o sol escaldante das manhãs de dezembro. Só mesmo no Sesc.
Bem, fiz um desenho tonal, trabalhando por massas, tentando buscar o todo durante o processo inteiro. Sofri um pouco com a forma dos 'guardasois  de concreto' e gostaria de ter tido mais tempo para chegar a alguns detalhes muito interessantes que observei, mas o calor, o sol e a fome não permitiram.
Tirei duas fotos do desenho lá no local para registrar o processo.



Assim que cheguei em casa escaniei o desenho no ponto em que estava:


E então trabalhei mais alguns minutos, abaixando alguns valores e organizando mais as massas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário