07 agosto 2013

Europa 2013 - 8º dia - Amsterdam

Era meu primeiro dia de passeio em Amsterdam. Como acordei cedo decidi seguir andando até o centro da cidade - uma caminhada de cerca de 2km. Logo no início já me encantei com a beleza de cada canal que eu cruzava, e com a arquitetura característica da Holanda - os altos frontões e fachadas estreitas...
Quando avistei essa igreja barroca, chamada Westerkerk, decidi fazer meu primeiro sketch do dia.
Me chamou a atenção a generosa estatura dessa torre, encimada por uma coroa azul e dourada.
Desenho rápido, usando a caneta preta Stabilo.
 Nessa igreja foi enterrado, como um indigente, um certo senhor chamado Rembrandt. Morreu pobre, coitado. Apesar de ninguém venerar seu túmulo, cujo local exato é desconhecido, o mundo de hoje venera seu legado artístico.
Segui caminhando e mais alguns passos adiante parei novamente para um sketch de um canal...10 minutos correram rápido com minha caneta (óooo!).

Enfim, cheguei ao coração da cidade, a praça Dam, onde fica o palácio e a Nieuwe Kerk, retratada em mais um desenho.

Após conhecer a igreja, cujo interior funciona como um local de exposições, sentei para tomar um café com leite e fiz mais um desenho! Estava empolgado com a liberdade de desenhar onde, quando, e por quanto tempo eu desejasse...

Fui adentrando a famosa e agitada região de Red District. Famosa pela vitrines com lindas mulheres de lingerie à espera de turistas empolgados...bem, nem sempre são lindas essas moças. Apenas 5% delas são holandesas, como é de se esperar. Agitada, pela farta oferta de bares e coffee-shops, que vendem maconha a qualquer um que queira ver a cidade com outros olhos (vermelhos).
O entorno da Oude Kerke é curioso: muitas prostitutas se 'escondem' sob sua sombra. Quase pisei nessa placa no chão ao lado da catedral...

Permaneci um tempo razoável fazendo o sketch abaixo, sentado à beira de um canal. Os barcos que navegavam orgulhosamente por ali me distraiam o tempo todo...

Após o almoço, decidi entrar na catedral. O recinto é muito bonito, apesar de ter sido delapidado pela Reforma Protestante do século XVI, assim como quase todas as igrejas que visitei na Holanda. O grandioso órgão acenava, me pedindo para ser desenhado...
Segui desbravando as estreitas e agitadas vielas até Nieuwmarket, onde fica "The Waag", um simpático edifício cuja construção é representativa de diversos momentos da história da cidade, tendo feito inclusive parte da muralha e portão de entrada da cidade.


Era o sétimo desenho do dia: a essa altura percebia meu traço fluindo com cada vez mais facilidade e agilidade.
Depois fiz um passeio de barco pelos estreitos canais da cidade...um momento de relaxamento e contemplação que durou 01 hora e custou 15 Euros. Valeu a pena!
Segui sem destino. Me perdendo, me encontrando, parando para um café, tirando algumas fotos.
Já cansado, encontrei um local bem agradável, à beira de um canal...e adivinhem??

Algumas cervejas e longas caminhadas depois, terminou meu primeiro dia de passeios em Amsterdam!
Que cidade incrível!

Um comentário:

  1. Muito bom! Tenho muita vontade de sair por ai desenhando e conhecendo lugares novos..

    ResponderExcluir