28 outubro 2015

Oficina de Desenho Urbano no Aniversário de Prem Baba


Sri Prem Baba fará 50 anos no dia 09 de novembro. Não sou hindú (pelo menos por enquanto), mas aprecio muito a sabedoria das palavras deste homem, que já me tocaram profundamente muitas e muitas vezes.
O movimento Awaken Love, criado por ele, proporcionará durante todo o mês de novembro uma grande variedade de atividades gratuitas como meditações coletivas, mantras, aulas de ioga, vivências, etc. Vale a pena dar uma olhada neste link e escolher a sua atividade!

A oficina de Desenho Urbano terá duração de 3,5 horas, e será realizada ao ar livre, com desenhos feitos através da observação direta.

O principal objetivo será ocupar um espaço urbano através da arte, chamando a atenção das pessoas para esta possibilidade e talvez modificando um pouco a forma como as pessoas se relacionam com a sua cidade, sendo esta pessoa um participante ou até mesmo um transeunte que se depare com o grupo.

Para tornar essa oficina ligada ao propósito do evento, oferecerei o seguinte:

  1. Explicação rápida sobre o propósito do evento, e do movimento Awaken Love, de uma forma geral;
  2. Meditação de 3 a 5 minutos – essa meditação teria como objetivo fazer as pessoas firmarem presença e ter contato com essa prática;
  3. Atividade da oficina de desenho: Os participantes serão convidados a olhar atentamente para a cena a ser retratada, de forma consciente e realista. Um ponto interessante é que o desenho de observação direta, da realidade tal como ela é, permite as pessoas notarem o quanto ‘julgamos’ aquilo que estamos observando (usando paradigmas e signos criados durante a infância) ao invés de realmente ‘vermos’ aquilo que está a nossa frente. É um exercício de atenção e foco interessante. Um exemplo clássico é a pessoa desenhar um objeto como se estivesse olhando por cima (um prédio, um carro), mesmo que esteja sentada no chão. 
  4. Encerramento com exposição informal dos trabalhos realizados pelos participantes. É interessante notar nessa hora que, mesmo que o foco da atividade seja ao desenho realista (não imaginário), não haverá um desenho igual ao outro (mesmo que sejam sobre o mesmo tema!), pois cada pessoal tem uma maneira particular e inerente de ‘ver’ o mundo. Isso para mim, é se expressar com individualidade pois não usaremos signos e paradigmas ‘emprestados’.

DATA: 22/11/2015 (domingo)

HORÁRIO: 9:30 às 13:00hs

LOCAL: Avenida Paulista, com ponto de encontro na Cetenco Plaza, próximo ao restaurante ‘Spot’, na Al. Ministro Rocha Azevedo, alt. do nº 72

NÚMERO VAGAS: 25

COMO SE INSCREVER: Enviando um email para mim: edubajzek@gmail.com

O QUE LEVAR: 
O participante deverá providenciar uma caneta nanquim descartável (0,1 ou 0,2mm), além de outros materiais básicos de desenho de sua preferência, desde de que fáceis de carregar.
Será oferecido gratuitamente aos participantes um caderno de desenho.

Caso preferir, o participante deverá levar algo para sentar no chão, como uma canga ou um paninho. Ou ainda poderá levar uma banqueta leve (se possível dobrável).

A atividade é GRATUÍTA aberta a qualquer participante, o qual será solicitado a sentar-se, caminhar e permanecer em pé por algum tempo.
Não é necessário ser arquiteto ou artista profissional para participar!

Nos vemos lá!?

Qualquer dúvida só entrar em contato!
Namastê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário