25 janeiro 2016

50º Sketchcrawl em Sao Paulo

Neste último sábado aconteceu o 50º Sketchcrawl, realizado no centro de SP, no coração da cidade.
Cheguei atrasado, mas ainda encontrei o arquiteto Mateus Rosada desenhando um panorama da praça da Sé. Sentei-me ao lado dele e fiz dois sketches bem rápidos e despretensiosos. Ainda não foi dessa vez que fiz um desenho à altura da catedral. Precisarei de tempo para conseguir tal feito.

Segui para o Páteo do Colégio, onde se encontrava o grupo de cerca de 40 sketchers. Fiz uma rápida aquarela do Monumento "Glória Imortal aos Fundadores de São Paulo", de Amadeo Zani.
Depois do delicioso almoço no restaurante "Piero", voltei com 2 colegas ao Páteo, onde fiz mais um desenho, tendo como tema um magnifico edifício situado na esquina da Praça da Sé (se alguém encontrar informações sobre o edifício por favor me passe! *** O colega Mateus Rosada acabou de me ajudar nessa: Edifício Rolim, projeto de 1927-1928, de Hippolyto Gustavo Pujol Júnior - Obrigado Mateus! ).
Já fui em muitos eventos como esse, sendo o primeiro em janeiro de 2009. Já houve, pro exemplo, um Sketchcrawl no páteo do colégio, em 2010, como você pode ver neste post.
Passados 6 anos, escolhi os mesmos temas. Durante o inicio da execução do desenho do edificio, me ocorreu que talvez eu fosse mais ousado, ou até melhor, em 2010."Será?" Me perguntei. Dessa vez eu sentia insegurança ao traçar as linhas. Fiquei meio impaciente ao notar, logo no inicio, que a construção não caberia na altura da página. Uma pena. Mesmo assim, insistentemente, segui o percurso de arestas e vazios, colunas e janelas.
O mesmo edifício, retratado em 2010

O resultado foi bom, gostei muito. Mas terei que voltar, pois quero chegar com esse colosso ao nível da praça.
Para fechar, andei pensando na importância social que o desenho, e mais precisamente o Urban Sketchers, pode ter: quantas pessoas são 'pescadas' dos seus mares de separação, atraídas pelo estranho 'obstáculo' que nos transformamos ao sentar nas ruas da cidade?
Quantos olhares curiosos captamos?
Quanto beleza é desenterrada em meio ao cotidiano amortecido?
Quantos elogios recebemos?
Quanta generosidade...gerada por um simples ato de ocupar o espaço urbano através do veículo que todos um dia pilotaram: o desenho!
E obrigado aos seguranças do Tribunal de Alçada Cível, pela água gelada a nós oferecida.
O edifício do tribunal, retratado há alguns anos atrás.
 

Um comentário:

  1. Oi,Eduardo.
    O edifício que você disse querer mais informações é o Edifício Rolim, projeto de 1927-1928, de Hippolyto Gustavo Pujol Júnior.

    ResponderExcluir